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Mestrado em Língua Francesa e Engenharia da Formação

  • Contexto
  • O Mestrado em Didáctica de Francês Língua Estrangeira e Engenharia de Formação é um curso de Pós-graduação de natureza académica e investigativa que integra as áreas de formação em Didáctica de Francês Língua Estrangeira e Engenharia de Formação. Estas áreas de especialidade incluem um conjunto de disciplinas comuns e específicas.
  • Está virado à profissionalização dos Professores de Língua Francesa e dos Quadros chamados à trabalhar na concepção, realização e avaliação de acções e dispositivos de formação no domínio da Língua Francesa. Ex: concepção de Manuais escolares, Currículos, Programas, etc.
  • É realizado nos ISCEDs de Luanda e Lubango pela mesma equipa pedagógica constituída por Professores angolanos e franceses.
  • Objectivos
    • Profissionalizar quadros na área de Ensino/Aprendizagem da Língua Francesa e no domínio da Engenharia de Formação ligada ao Ensino de Francês e a Formação de Formadores nesta Língua.
    • Dotar os Mestrandos de conhecimentos necessários à utilização de técnicas e métodos inovadores no Ensino de Línguas.
    • Promover o avanço de conhecimentos propiciando uma formação académica e investigativa pós-graduada no âmbito do Ensino de Línguas estrangeiras.
    • Fomentar o desenvolvimento de conceitos e técnicas visando a investigação em Metodologias de Ensino de Francês como Língua Estrangeira.
    • Duração do curso

    O Mestrado tem a duração de 2 anos repartidos em 4 semestres:

    • O 1° ano é reservado à formação teórica.
    • 2° ano, à realização de seminários, oficinas pedagógicas e a redacção do trabalho de fim de curso (Dissertação).
    • Modalidades de formação.

    O Mestrado de Francês funciona em regime semi-presencial:

    • Associa: Formações em presença e Auto-formação guiada por intermédio de uma plataforma Internet de Ensino e Aprendizagem à Distância.
    • Condições de admissão
    • Ser titular do grau de Licenciatura em Ensino de Francês;
    • Ser Professor de Francês ou Quadro do Ministério da Educação ;
    • Apresentar um domínio da língua francesa ;
    • Ter obtido no mínimo 14 valores de média do curso de Licenciatura ;
    • Apresentar um projecto individual de Mestrado.
    • Parceria
    • Este Mestrado funciona com a parceria da Universidade de Franche-Comté de Besançon/França em sua participação em actividades pedagógicas e júris dos trabalhos de fim de curso.
    • Apoio
    • Serviço de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada de França em Angola (SCAC)
    • Corpo Docente
    • 8 Professores Doutorados : 5 angolanos e 3 Franceses
    • Plano Curricular
    • 1º Semestre
    Cadeiras Horas Docentes
    C1 TP2 TD3 Total
    1 Engenharia de formação 20 10 15 45 Paulo Jorge Luís da Costa
    2 Variedades de Francês e francofonia 20 10 10 40 Nafilo Macaia Dorys
    3 Engenharia pedagógica e ensino do FLE 20 10 15 45 Matondo K Fernandes
    4 Metodologia e análise de práticas pedagógicas 20 10 10 40 Paula Ventura/Esperança K. Peterson
    5 Aprendizagem de línguas e TICE 10 20 10 40 Paulo J L da Costa
    • 2º Semestre
    Cadeiras Horas Docentes
    C TP TD Total
    1 Políticas linguísticas e sistemas de ensino 20 10 10 40 Nafilo Macaia Dorys
    2 Teorias linguísticas e didáctica do FLE 20 10 10 40 Daniel Duku
    3 Francês técnico 10 20 10 40 Matondo Kiese Fernandes
    4 Análise e concepção de instrumentos didácticos 10 20 15 45 Jean Marie Frisa (Luanda)/ Yves Simard (Lubango)/ Esperança K. Peterson
    5 Teorização de actos pedagógicos 10 20 15 45 Jean Marie Frisa (Luanda)/ Yves Simard (Lubango)/ Esperança K. Peterson

    1 Conferência
    2 Trabalho Prático
    3 Trabalho Dirigido

    • Perfil de saída

    No final do curso, os mestrandos deverão ser capazes de:

    • Desenvolver uma sólida formação teórica e metodológica que integra e valoriza a experiência adquirida no Ensino das línguas;
    • Constituir novos saberes e desenvolver investigações no domínio do Ensino e Aprendizagem de línguas (conhecimentos sobre o Aluno/Estudante, conhecimentos sobre organização dos conteúdos de ensino, identificação e caracterização de contextos didácticos, conhecimentos em análise de discursos e meta-discursos didácticos…)
    • Conceber, programar, gerir e avaliar:
      • Programas de formação em Língua francesa;
      • Dispositivos de formação ;
      • Projectos do tipo criação de Centros de documentação, dispositivos de auto-formação; dispositivos de avaliação…
      • Acções de formação na área do Ensino e Aprendizagem da Língua Francesa.
  • Actualidade
    • 1º Ano: parte lectiva realizada com 56 Estudantes, 34 em Luanda e 17 no Lubango
    • 2° Ano : 36 Estudantes estão na fase de elaboração dos trabalhos de Dissertação, 26 em Luanda e 10 no Lubango.
    • As pré-defesas de Luanda foram realizadas de 12 a 15 de Dezembro de 2011 por videoconferência e via Skype. Dos 12 trabalhos avaliados, 7 passaram para a etapa de defesas e 5 para reformulação e posterior apresentação.
    • As pré-defesas de Lubango são marcados para o período de 27 de Fevereiro a 2 de Março de 2012 via Skype.
    • A primeira Época de defesas (Luanda e Lubango) está prevista para Abril/Maio de 2012.
    • Uma segunda Época de defesas está prevista para Setembro/Outubro 2012.
    • Coordenação do Mestrado:
    • Luanda: Esperança K. Peterson: esperanca.peterson@isced.ed.ao
    • Lubango: Matondo Kiese Fernandes: matondo.fernandes@isced.ed.ao
    • Corpo Docente

    A equipa pedagógica do Mestrado para Lubango e Luanda conta com os seguintes docentes:

    • Daniel Duku, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Toulouse III
    • Esperança Kundima Peterson, Doutora em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Pau
    • Evelyne Bérard, Doutora em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Jean-Marie Frisa, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Massamuna Ndoma Santiago, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade das Ihas da Reunião
    • Matondo Kiese Fernandes, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade Paul Valéry – Montpellier III
    • Nafilo Macaia Dorys, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Paula Ventura, Doutora em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Paulo Jorge Luís da Costa, Doutor em Didactologia de Línguas e Culturas pela Universidade de Sorbonne – Paris III
    • Yves Simard, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Docentes Orientadores de Dissertação
    • Daniel Duku, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Toulouse III
    • Esperança Kundima Peterson, Doutora em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Pau
    • Evelyne Bérard, Doutora em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Massamuna Ndoma Santiago, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade das Ilhas da Reunião
    • Matondo Kiese Fernandes, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade Paul Valéry – Montpellier III
    • Nafilo Macaia Dorys, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Paulo Jorge Luís da Costa, Doutor em Didactologia de Línguas e Culturas pela Universidade de Sorbonne – Paris III
    • Yves Simard, Doutor em Ciências da Linguagem, opção Didáctica de Francês, pela Universidade de Franche-Comté
    • Comissão Científica

    A comissão científica do curso de Mestrado em Francês Língua Estrangeira e Engenharia de Formação nomeada pelo Director geral do ISCED de Luanda Dr Daniel Mingas, Professor Titular dia 6 de Julho de 2011, integra os seguintes docentes:

    • Esperança Kundima Peterson (Coordenadora)
    • Matondo Kiese Fernandes (Coordenador Adjunto)
    • Daniel Duku de Tshiangolo
    • Nafilo Makaia Dorys
    • Maria Luisa Salgueiro

    Esta comissão é nomeada nos termos do artigo 12º, pontos 1 e 2 do Decreto executivo nº 29/11 de 3 de Março do Ministeiro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia que regula o processo de criação do Ensino Superior e demais legislação em vigor e tem como responsabilidade, garantir o bom funcionamento do curso deste Mestrado.

    • Defesas de dissertação do Mestrado de Língua Francesa-Ano académico 2012

    O ISCED de Luanda teve a honra de convidar os docentes, discentes e o público em geral a assistir à sessão pública de Defesas dos Trabalhos de Dissertação que realizou-se nos dias 10 a 14 de Dezembro de 2012, na Sala 4, a partir das 9h da manhã.

    Para mais informações, consulte os seguintes links: