Please enable Javascript to view this calendar.

Avenida Imperial Santana, Quarteirão A - Caixa Postal 120609 | Luanda, Angola

Departamento de Ciências da Educação

O Departamento de Ciências da Educação tem a grande missão de utilizar os seus recursos humanos e materiais para garantir a formação de professores nas áreas de Pedagogia e de Psicologia. Dotado de autonomia científica e pedagógica, é dirigido por um Chefe de Departamento, apoiado e assessorado por dois Chefes de Repartição (Sectores de Pedagogia e de Psicologia), por um Conselho Científico e pelos docentes que dele fazem parte.

Competências do Departamento de Ciências da Educação

O Departamento de Ciências da Educação, na pessoa do seu Chefe, preside às reuniões do Conselho Pedagógico das respectivas áreas disciplinares, acompanha e fiscaliza as aulas, supervisiona as provas de exames e de aptidão, apoia a actividade docente em materiais didácticos, atende às petições dos docentes e dos estudantes, procede à harmonização dos programas das disciplinas e pronuncia-se sobre qualquer outro assunto de carácter pedagógico e científico que lhe venha a ser atribuído.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por 30 professores, Doutores, Mestres e Licenciados, diplomados por algumas das mais prestigiadas universidades europeias e americanas, sendo que, alguns dos nossos docentes mais consagrados são também investigadores convidados em universidades europeias.

Parcerias

O Departamento de Ciências da Educação tem reuniões de trabalho com o Ministério da Educação (INIDE, Direcção Geral do Ensino Especial, Direcção do Ensino Geral, Delegação Provincial de Educação, Magistério Primário e outras Escolas Primárias e Secundárias da Província de Luanda).

Perfil profissional

  • Bacharelato: Formar professores de Pedagogia e de Psicologia para o Ensino Secundário e Geral, assim como, formar formadores para Instituições públicas e privadas;
  • Licenciatura: Formar metodólogos nas diferentes áreas específicas de Psicologia e de Pedagogia (Gestão e Inspecção da Educação, Educação Primária, Educação de Infância, Educação Especial e Educação de Adultos).

Perfil de entrada

Os candidatos devem possuir requisitos que lhes permitam frequentar o curso de licenciatura em Ciências da Educação, nomeadamente, a 12ª Classe ou curso equivalente.

Perfil de saída profissional

  • Professores formados em Ciências da Educação: opção Pedagogia e Psicologia;
  • Leccionar em Instituições Públicas e Privadas como Professores de Pedagogia e de Psicologia;
  • Gestores das Instituições Escolares, Inspectores e Metodólogos em áreas específicas de Educação.

Investigação em Ciências da Educação e actividades científicas

O Ensino Superior tem um papel importante na formação de jovens que irão integrar o mercado de trabalho, portanto, os nossos docentes, enquanto agentes de mudança, têm a missão de capacitar os seus estudantes com ferramentas necessárias para se integrarem na vida profissional, para que se tornem mais independentes, mais autónomos e responsáveis, numa sociedade do conhecimento que se pretende justa, democrática e solidária. Neste sentido, os professores do nosso Departamento têm participado em diversas Jornadas Científicas dentro e fora da Instituição, e prestam o seu contributo na publicação de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

Por outro lado, a investigação em Ciências da Educação é outra das grandes apostas do Departamento de Ciências da Educação, pelo que, o seu cumprimento é reflectido pelos inúmeros trabalhos de fim de curso já realizados e pela actividade de investigação levada acabo pelos seus docentes que realizam o mestrado e o doutoramento em universidades estrangeiras.

O Departamento de Ciências da Educação privilegia as seguintes áreas de investigação científica:

  • Políticas educativas e gestão escolar;
  • Inspecção da Educação;
  • Currículo;
  • Ensino Superior;
  • Formação de Professores.

Projectos em Curso

Projecto EDULINK, em parceria com o Instituto Superior de Educação e Tecnologia de Moçambique / One World University e com a ADPP, no âmbito da Investigação-Acção.