Adérito Manuel
Pedro Miguel
Bruno Kambundo
Kezita Michingi
O Departamento de Ciências Sociais, abreviadamente designado DCS, à luz do número 2 do artigo 8º e dos números 1, 2 e 3 do artigo 41º dos Estatutos do ISCED de Luanda, é uma unidade orgânica do ISCED de Luanda que trata do ensino, investigação e extensão nas áreas de ensino das ciências sociais e das ciências sociais em geral.
O DCS tem como finalidade garantir a transmissão de conhecimentos na área de ensino das ciências sociais e das ciências sociais que a integram, participar da gestão dos recursos humanos e materiais alocados ao departamento e realizar investigação científica que contribuam para o avanço do conhecimento, para o desenvolvimento da educação e outras áreas afins bem como elaborar e participar de projectos de prestação de serviço à instituições públicas e privadas.
Desde a criação do ISCED de Luanda, este departamento vinha funcionado apenas com a licenciatura de Ensino da História. No ano académico 1995/1996 foram criadas as licenciaturas de Ensino da Filosofia e Ensino da Sociologia. As três licenciaturas fazem parte, respectivamente, das repartições de Filosofia, de História e de Sociologia que são sub-unidades do DCS. Apesar de serem licenciaturas dominadas basicamente por disciplinadas ligadas ao ensino das ciências sociais e das ciências sociais, têm um carácter interdisciplinar, à medida que inclui disciplinas de outros departamentos como as línguas, informática, didáctica, pedagogia e psicologia. Igualmente, lecciona disciplinas das ciências sociais em quase todos os cursos de licenciatura do ISCED de Luanda, com excepção de Ensino da Matemática. Desde a sua criação, o corpo docente tem evoluído do ponto de vista da sua formação académica, sendo actualmente constituído maioritariamente por docentes com pós-graduação (doutores e mestres) e uma nova geração de licenciados competentes e engajados, garantindo, assim, continuidade e troca de experiências.
Nos últimos anos, o DCS tem recebido em média 90 estudantes na licenciatura em Ensino da História, 90 estudantes na licenciatura em Ensino da sociologia e 45 estudantes em Ensino da Filosofia.