Curso de Ensino da Matemática do Departamento de Ciências Exactas do ISCED – Luanda é um curso superior cuja missão é a de formar professores de Matemática para o ensino secundário geral, normal médio e técnico.

Apostamos na formação de um Técnico Superior com sólidos conhecimentos, habilidades e capacidades no estudo do Ensino da Matemática.

Perfil de Entrada: A entrada em qualquer curso do ISCED-LUANDA processa-se através de um exame de admissão ou acesso, realizado antes do início do ano académico. Para tal o candidato é submetido a um exame de Matemática.

Dos candidatos a estudantes do curso de ensino da Matemática espera-se que:

  • Possuam um nível médio/ técnico ou equiparado;
  • Tenham Sólidos conhecimentos, habilidades e capacidades na área de Ciências Exactas, em particular as Matemáticas;
  • Tenham alguns conhecimentos de pedagogia e metodologia de ensino da Matemática, talvez por terem frequentado uma escola de formação de professores (apesar de não ser determinante para o acesso, considera-se uma mais valia);

Perfil de Saída/profissionais: Técnico Superior com competências para:

  • Leccionar Matemática em instituições públicas e/ou privadas
  • Resolver os problemas com que se venha deparar no desempenho das suas actividades.

Plano Curricular

  • O curso tem a duração de 4 anos, no caso do curso diurno, e igualmente 4 anos no caso do curso pós-laboral, com ligeira diferença na distribuição das cadeiras em anos lectivos.
  • É Bi-etápico com graus de Bacharelato (3 anos) e Licenciatura (4 anos).
  • O curso tem cadeiras básicas, específicas e gerais, nucleares e não nucleares e científicas principais e complementares. Estas áreas traduzem-se em várias disciplinas distribuídas pelos anos de duração do curso, como descrito abaixo:
1.º Ano:
  • Analise Matemática I
  • Álgebra (anual)
  • Analise Matemática II
  • Geometria analítica (anual)
  • Complemento da Matemática Elementar
  • História da Matemática
  • Informática
  • Metodologia de Investigação Científica (anual)
  • Pedagogia Geral
  • Didáctica Geral
  • Psicologia Geral
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Língua Estrangeira I (anual)
  • Português I (anual)
2.º Ano:
  • Análise Matemática III
  • Análise Complexa
  • Álgebra Superior
  • Aritmética e Teoria dos números
  • Geometria Descritiva e Desenho de projecção
  • Geometria Superior
  • Didáctica da Matemática I (anual)
  • Programação de Computadores I
  • Programação de Computadores II
  • Metodologia de Investigação em Educação
  • Desenvolvimento Curricular
  • Psicologia Pedagógica
  • Língua Estrangeira II (anual)
  • Português I (anual)
3.º Ano:
  • Equações Diferenciais e Integrais
  • Equações Diferenciais e Derivadas parciais
  • Análise Numérica (anual)
  • Geometria Diferencial
  • Didáctica da Matemática II (anual)
  • Probabilidades e estatística (anual)
  • Prática Docente I (anual)
  • Física
  • Gestão e Inspecção Escolar
4.º Ano:
  • Análise Funcional (anual)
  • Teorias das Funções
  • Pesquisa Operacional I (Programação Matemática)
  • Pesquisa Operacional II
  • Computadores no Ensino (anual)
  • Prática Docente II (anual)
  • Física Moderna
  • Trabalho de Fim de Curso

Cumprido o plano curricular, os estudantes têm ainda de produzir um trabalho científico de fim de curso (Licenciatura).

Apoio ao Estudante

O Departamento de Ciências Exactas prestará informações úteis que lhe sejam solicitadas. Para o efeito, contactar o Departamento e/ou a Repartição de Matemática através dos seguintes números de telefone:

Dra. Mbiyavanga Bemba Queria (Departamento de Ciências Exactas)

+ 244 923581052 / +244 912202744 / +244 917013002

Dr Maquiesse Pembele (Repartição de Matemática)

+244 939178297