Please enable Javascript to view this calendar.

Avenida Imperial Santana, Quarteirão A - Caixa Postal 120609 | Luanda, Angola

Licenciatura em Letras Modernas

A Licenciatura em Letras Modernas tem como objectivos a formação de professores de línguas estrangeiras, nomeadamente, Inglês e Francês, através dos cursos de Ensino da Língua Inglesa e Francesa, que têm lugar no período diurno e pós-laboral.

Perfil de Entrada

A entrada em qualquer curso do ISCED-Luanda processa-se através de um exame de admissão ou acesso, realizado antes do início do ano académico. O candidato que preste exame de Inglês ou Francês, caso seja bem sucedido, passa ainda por uma entrevista realizada pelo pessoal docente da respectiva repartição (Inglês e Francês).

Dos candidatos a estudantes de Inglês e Francês espera-se que:

  • Possuam um nível avançado da língua (Inglês ou Francês, respectivamente);
  • Manifestem o interesse em serem professores da língua (Inglês ou Francês, respectivamente);
  • Tenham alguns conhecimentos de pedagogia e metodologia de ensino da língua, talvez por terem frequentado uma escola de formação de professores (apesar de não determinante para o acesso, considera-se uma mais valia);
  • Possuam espírito de iniciativa e de colaboração, bem como dinamismo e sede de saber.

Perfil de Saída

O DLM aposta na formação de profissionais que consideram o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem e como membro activo do mesmo, ancorando a sua actividade na contextualização das actividades instructivo-educativas, e valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo e a recuperação de valores ético-morais e culturais. Aposta ainda na formação de profissionais que realizam uma auto-avaliação do seu trabalho, visando sempre uma maior qualidade de trabalho por eles realizado.

Saídas Profissionais

Após a conclusão dos cursos os estudantes estão aptos a ministrar aulas de língua inglesa ou francesa no ensino secundário geral, normal e técnico, embora os nossos finalistas sejam também requisitados para desempenhar outras funções na área de tradução/interpretação, fundamentalmente na indústria petrolífera.

Ao longo do curso, os formandos adquirem conhecimentos em distintas áreas do saber, nomeadamente, linguística, língua, literatura, metodologia de ensino e de investigação, prática docente, psico-pedagogia e desenvolvimento curricular.

Plano Curricular Inglês

Plano Curricular Francês

Plano Curricular Inglês

CADEIRAS GERAIS CADEIRAS ESPECÍFICAS CADEIRAS COMPLEMENTARES
  • Metodologia de Investigação Científica I e II
  • Pedagogia Geral
  • Didáctica Geral
  • Psicologia Geral
  • Psicologia do Desenvol.
  • Psicologia Pedagógica
  • Sociologia da Educação
  • Francês I, II, e III (Língua de Opção)
  • Português I e II
  • Informática
  • Linguística Bantu
  • Estatística Aplicada à Educ.
  • Org. e Gestão Escolar
  • Inspecção Escolar
  • Introdução à Gramática Inglesa
  • Técnicas de Expressão
  • Introdução aos Est. linguísticos
  • Fonética e Fonologia
  • Técnicas de Leitura
  • Metodologia de Ensino da Língua Inglesa I e II
  • Morfologia e Sintaxe
  • Técnicas de Composição
  • Linguística Aplicada
  • Gramática Generativa
  • Metodologia de Formação de Formadores
  • Introdução aos Est. Literários
  • Literatura Africana de
  • Expressão Inglesa
  • Psicolinguística
  • Literatura Anglo-Americana
  • Sociolinguística
  • Desenvolvimento Curricular
  • Prática Docente I e II

Plano Curricular de Francês

CADEIRAS GERAIS CADEIRAS ESPECÍFICAS CADEIRAS COMPLEMENTARES
  • Pedagogia Geral
  • Didáctica Geral
  • Psicologia Geral
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Psicologia Pedagógica
  • Inglês I, II, e III (Língua de Opção)
  • Português I e II
  • Informática
  • Linguística Bantu
  • Estatística Aplicada à Educ.
  • Org. e Gestão Escolar
  • Inspecção Escola
  • Língua Francesa
  • Prática de Francês I,II,III e IV
  • Linguística Francesa I, II e III
  • Introdução aos Est. Linguísticos
  • Introdução à Metodol. De Francês
  • Metodologia de Ensino do Francês I e II
  • Civilizações Francófonas I, II
  • Introdução às Literaturas Francófonas
  • Literaturas Francófonas I e II
  • Introdução à Metodologia de Investigação Científica
  • Metodologia de Investigação Científica
  • Psicolinguística
  • Introdução à Sociolinguística
  • Desenvolvimento Curricular
  • Prática Docente I e II