A Licenciatura em Letras Modernas tem como objectivos a formação de professores de línguas estrangeiras, nomeadamente, Inglês e Francês, através dos cursos de Ensino da Língua Inglesa e Francesa, que têm lugar no período diurno e pós-laboral.

Perfil de Entrada

A entrada em qualquer curso do ISCED-Luanda processa-se através de um exame de admissão ou acesso, realizado antes do início do ano académico. O candidato que preste exame de Inglês ou Francês, caso seja bem sucedido, passa ainda por uma entrevista realizada pelo pessoal docente da respectiva repartição (Inglês e Francês).

Dos candidatos a estudantes de Inglês e Francês espera-se que:

  • Possuam um nível avançado da língua (Inglês ou Francês, respectivamente);
  • Manifestem o interesse em serem professores da língua (Inglês ou Francês, respectivamente);
  • Tenham alguns conhecimentos de pedagogia e metodologia de ensino da língua, talvez por terem frequentado uma escola de formação de professores (apesar de não determinante para o acesso, considera-se uma mais valia);
  • Possuam espírito de iniciativa e de colaboração, bem como dinamismo e sede de saber.

Perfil de Saída

O DLM aposta na formação de profissionais que consideram o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem e como membro activo do mesmo, ancorando a sua actividade na contextualização das actividades instructivo-educativas, e valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo e a recuperação de valores ético-morais e culturais. Aposta ainda na formação de profissionais que realizam uma auto-avaliação do seu trabalho, visando sempre uma maior qualidade de trabalho por eles realizado.

Saídas Profissionais

Após a conclusão dos cursos os estudantes estão aptos a ministrar aulas de língua inglesa ou francesa no ensino secundário geral, normal e técnico, embora os nossos finalistas sejam também requisitados para desempenhar outras funções na área de tradução/interpretação, fundamentalmente na indústria petrolífera.

Ao longo do curso, os formandos adquirem conhecimentos em distintas áreas do saber, nomeadamente, linguística, língua, literatura, metodologia de ensino e de investigação, prática docente, psico-pedagogia e desenvolvimento curricular.

Plano Curricular Inglês

Plano Curricular de Francês