Please enable Javascript to view this calendar.

Avenida Imperial Santana, Quarteirão A - Caixa Postal 120609 | Luanda, Angola

Departamento de Língua Portuguesa

O Curso de Português do Departamento de Língua Portuguesa do ISCED – Luanda é um curso superior cuja missão é formar professores de Língua Portuguesa para o ensino secundário geral, normal e técnico. Este funciona em dois turnos diferentes: diurno e pós- laboral, de forma alternado, em alguns casos. Apostamos na formação de profissionais que consideram o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem e como membro activo do mesmo, ancorando a sua actividade na contextualização das actividades instructivo-educativas, e valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo sobre a Língua em causa e a recuperação de valores ético-morais e culturais. Apostamos ainda na formação de profissionais que realizam uma auto-avaliação do seu trabalho, visando sempre uma maior qualidade de trabalho por eles realizado.

Perfil de Entrada

A entrada em qualquer curso do ISCED-Luanda processa-se através de um exame de acesso, realizado antes do início do ano académico. O candidato que preste exame de Português, caso seja seleccionado, passa ainda por uma entrevista realizada pelo pessoal docente do Departamento em causa.

Dos futuros estudantes de Português espera-se que:

  • Possuam um nível avançado da língua Portuguesa;
  • Manifestem o interesse em serem professores de língua portuguesa;
  • Talvez por terem frequentado uma escola de formação de professores, apesar de não determinante para o acesso, considera-se que tenham alguns conhecimentos de pedagogia e metodologia de ensino da língua;
  • Possuam espírito de iniciativa e de colaboração, bem como dinamismo e sede do saber.

Plano Curricular

O curso tem a duração, nos dois períodos, de 4 anos. Ao longo dos quatro anos do curso, os formandos adquirem conhecimentos em distintas áreas do saber, nomeadamente: linguística, língua, literatura, metodologia de ensino e de investigação, prática docente, psicolinguística, sociolinguística, didáctica, pedagogia e desenvolvimento curricular. Estas áreas traduzem-se em várias disciplinas distribuídas pelos anos de duração do curso, como abaixo se descreve:

Cumprido o plano curricular, os estudantes têm ainda de produzir um trabalho científico de fim de curso que é previsto no plano curricular.

Apoio ao Estudante

Os estudantes de Português têm ao seu dispor uma biblioteca especializada, no Centro de Língua Portuguesa, sita no Magistério Primário de Luanda, incluindo material informático, com acesso à Internet. Ainda possui um link, cujo endereço: www.icamoes-clp.co.ao

Ingresso no Curso de Português em 2012

Os candidatos ao Curso de Português em 2012 devem ter em atenção as seguintes datas:

  • Janeiro de 2012 – Inscrições para os Exames de Acesso
  • Fevereiro de 2012 – Exames de Acesso
  • Março de 2012 – Início do Ano Académico

Para mais informações, contactar o Departamento de Português através dos seguintes números de telefone:

Drª Teresa da Costa (Chefe do Departamento) – 935272525
Dr. Afonso Miguel (Chefe de Repartição de L. Portuguesa)