Notícias e Eventos

ISCED acolhe Colóquio Internacional “Angola 50 anos depois: desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável à luz da Agenda Africana 2063”.

Aconteceu hoje, nas instalações do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), o Colóquio Internacional intitulado “Angola 50 anos depois: desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável à luz da Agenda Africana 2063”. O evento científico reuniu  académicos, investigadores e especialistas em história de Angola e de África, com o objectivo de refletir sobre os caminhos percorridos desde a independência e os futuros possíveis à luz dos desafios actuais.

A sessão de abertura contou com as palavras de boas-vindas do Prof. Doutor Dinis Kebanguilako, coordenador do mestrado em Ensino de História de Angola e História de África, seguidas do discurso inaugural proferido pelo Presidente do ISCED, Doutor Professor Mbiavanga Fernando.

O ponto alto da manhã foi a Conferência de Abertura Magna, protagonizada pelo General do Exército na Reforma, Geraldo Sachipengo Nunda, com o tema: “Que História para o amanhã? Olhando para atrás a fim de encontrar o caminho adiante”. O conferencista destacou a importância da memória histórica como ferramenta essencial para o desenvolvimento e coesão nacional, propondo um olhar crítico sobre o passado como chave para a construção de um futuro sustentável.

A momento alto foi moderada pelo Professor Doutor Dinis Kebanguilako e marcou o início de uma série de painéis temáticos que decorrerão ao longo do colóquio, cobrindo questões como história, memória, identidade, multiculturalidade, desafios políticos e económicos em África.

O evento segue com a realização de diversos painéis simultâneos, entre os quais se destaca o Primeiro Painel na Sala 25: Angola: História e Memória, e o Segundo Painel na Sala 26: Os desafios políticos, económicos e sociais para o desenvolvimento de África.