Licenciatura em Ensino da Matemática
Curso de Ensino da Matemática do Departamento de Ciências Exactas do ISCED – Luanda é um curso superior cuja missão é a de formar professores de Matemática para o ensino secundário geral, normal médio e técnico.
Apostamos na formação de um Técnico Superior com sólidos conhecimentos, habilidades e capacidades no estudo do Ensino da Matemática.
Perfil de Entrada: A entrada em qualquer curso do ISCED-LUANDA processa-se através de um exame de admissão ou acesso, realizado antes do início do ano académico. Para tal o candidato é submetido a um exame de Matemática.
Dos candidatos a estudantes do curso de ensino da Matemática espera-se que:
- Possuam um nível médio/ técnico ou equiparado;
- Tenham Sólidos conhecimentos, habilidades e capacidades na área de Ciências Exactas, em particular as Matemáticas;
- Tenham alguns conhecimentos de pedagogia e metodologia de ensino da Matemática, talvez por terem frequentado uma escola de formação de professores (apesar de não ser determinante para o acesso, considera-se uma mais valia);
Perfil de Saída/profissionais: Técnico Superior com competências para:
- Leccionar Matemática em instituições públicas e/ou privadas
- Resolver os problemas com que se venha deparar no desempenho das suas actividades.
Plano Curricular
- O curso tem a duração de 4 anos, no caso do curso diurno, e igualmente 4 anos no caso do curso pós-laboral, com ligeira diferença na distribuição das cadeiras em anos lectivos.
- É Bi-etápico com graus de Bacharelato (3 anos) e Licenciatura (4 anos).
- O curso tem cadeiras básicas, específicas e gerais, nucleares e não nucleares e científicas principais e complementares. Estas áreas traduzem-se em várias disciplinas distribuídas pelos anos de duração do curso, como descrito abaixo:
- Analise Matemática I
- Álgebra (anual)
- Analise Matemática II
- Geometria analítica (anual)
- Complemento da Matemática Elementar
- História da Matemática
- Informática
- Metodologia de Investigação Científica (anual)
- Pedagogia Geral
- Didáctica Geral
- Psicologia Geral
- Psicologia do Desenvolvimento
- Língua Estrangeira I (anual)
- Português I (anual)
- Análise Matemática III
- Análise Complexa
- Álgebra Superior
- Aritmética e Teoria dos números
- Geometria Descritiva e Desenho de projecção
- Geometria Superior
- Didáctica da Matemática I (anual)
- Programação de Computadores I
- Programação de Computadores II
- Metodologia de Investigação em Educação
- Desenvolvimento Curricular
- Psicologia Pedagógica
- Língua Estrangeira II (anual)
- Português I (anual)
- Equações Diferenciais e Integrais
- Equações Diferenciais e Derivadas parciais
- Análise Numérica (anual)
- Geometria Diferencial
- Didáctica da Matemática II (anual)
- Probabilidades e estatística (anual)
- Prática Docente I (anual)
- Física
- Gestão e Inspecção Escolar
- Análise Funcional (anual)
- Teorias das Funções
- Pesquisa Operacional I (Programação Matemática)
- Pesquisa Operacional II
- Computadores no Ensino (anual)
- Prática Docente II (anual)
- Física Moderna
- Trabalho de Fim de Curso
Cumprido o plano curricular, os estudantes têm ainda de produzir um trabalho científico de fim de curso (Licenciatura).
Apoio ao Estudante
O Departamento de Ciências Exactas prestará informações úteis que lhe sejam solicitadas. Para o efeito, contactar o Departamento e/ou a Repartição de Matemática através dos seguintes números de telefone:
Dra. Mbiyavanga Bemba Queria (Departamento de Ciências Exactas)
+ 244 923581052 / +244 912202744 / +244 917013002
Dr Maquiesse Pembele (Repartição de Matemática)
+244 939178297